Omega-3, um derivado de peixes de água fria, como o salmão, são conhecidos por ajudar a prevenir doenças cardíacas e morte cardíaca súbita. Agora os investigadores europeus descobriram que beber vinho moderadamente atua como um reforço para o omega-3 - que levanta os níveis de ácidos gordos benéficos no plasma e glóbulos vermelhos.
Vários estudos têm mostrado que o consumo moderado de álcool, incluindo o vinho, está associado a proteção contra doenças coronária e acidente vascular cerebral isquêmico. Embora os mecanismos não estão totalmente definidos, houve alguma evidência de que o álcool pode influenciar o metabolismo dos ácidos graxos polinsaturados essenciais, como ômega-3, uma cientista italiana afirmou que quantidades moderadas de álcool, uma bebida ao dia para as mulheres e duas para os homens, aumentaram a concentração de ômega-3 no plasma e glóbulos vermelhos, independentemente da ingestão de peixe.
No entanto, como apontam os cientistas no estudo, esse benefício do vinho tinto pode ser atribuído a polifenóis, em vez de ao teor alcoólico do vinho. Polifenóis, que têm uma forte atividade antioxidante, são naturalmente diferentes compostos encontrados em uma variedade de alimentos, incluindo bagas, chá, cerveja, azeite, chocolate, cacau, café, nozes, amendoins, romãs e uvas usadas no vinho e às vindimas.
Veja também: Saúde na internet